quarta-feira, 21 de outubro de 2009

APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON LINE


Muitos são os recursos hoje disponíveis para a construção de um ambiente para a Aprendizagem Colaborativa, tanto tecnológicos quanto de novas posturas dos professores e alunos em sua utilização. O impacto destas novas tecnologias de informação e comunicação na vida moderna tem sido enorme, mudando as mentalidades, na direta proporção em que evoluem as condições tecnológicas de que dispomos.
Esse choque tecnológico se aplica naturalmente, na educação em geral e no ensino superior em particular. Não será de estranhar que este fenômeno rapidamente substitua o modelo tradicional de ensino presencial(em que a aprendizagem decorre das relações aprendiz-conteúdo, ou aprendiz-instrutor) predominante no ensino superior, e que num futuro próximo, muita da aprendizagem ocorra de forma colaborativa on-line (em que a maioria da aprendizagem decorra da relação aprendiz-aprendiz).
Num ambiente colaborativo, para além de se encontrarem em localizações diferenciadas, os aprendizes constroem o seu saber em grupos (ou comunidades).
No entanto, estes grupos ou comunidades não serão, em muitos dos casos, integralmente virtuais, no sentido em os seus membros não se chegam a encontrar em dados momentos de forma presencial. Neste contexto, a "aprendizagem" significará cada vez menos memorização, conhecimento "de pacote", ou orientação aos exames, mas cada vez mais orientação às práticas do mundo real, como comunicação, resolução de problemas, ou articulação de soluções.
Significará portanto, maior orientação ao mercado de trabalho e às exigências de quem espera por parte destes recursos maior capacidade de aplicação prática, em vez de conhecimento teórico, mas também maior alinhamento com as expectativas de alguns dos instrutores e educadores, que procuram maior apreensão de conhecimento em detrimento de resultados positivos nos exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário